Desenvolvimento Sustentável e Engenharia: Enfoque Operacional

Autores: Edison Dausacker Bidone e Paulo Roberto Dias Morales
Assunto: Meio ambiente, desenvolvimento sustentável, engenharia
Páginas: 260
ISBN: 8598014036
Cadastrado em: 02/06/04

"A noção de "desenvolvimento sustentável" difundiu-se a partir da percepção da sociedade para os problemas ambientais gerados pelas atividades produtivas e consumo. Neste início de século o paradigma "desenvolvimento sustentável" consolida-se como diretriz estratégica de governos e empresas. Esta opção, no Brasil, expande-se desde sua Constituição (Artigo 225 - Capítulo VI do Meio Ambiente) para todos os setores de atividades sendo, portanto, um preceito constitucional a ser alcançado pelo desenvolvimento nacional.
O paradigma a ser perseguido é o de tornar operacional (factível, real) esta exigência constitucional."


"Durante o Projeto Projeto Visão Humanística nas Engenharias - do Instituto Militar de Engenharia tivemos a oportunidade de apresentar e discutir diversos "contextos metodológicos", teóricos e práticos, que permitem processar a abordagem do conceito de "desenvolvimento sustentável" e, conseqüentemente, são úteis na formação de profissionais aptos à sua operação. Tais "contextos metodológicos" são o objeto deste livro."


Apesar do título, é um livro que pode servir na formação de outros profissionais, e não somente os de engenharia. Este livro é uma contribuição para uma formação que incorpore solidamente a evolução do conhecimento ambiental e, no caso presente, da própria conscientização do profissional para a relevância social do seu trabalho.

Inicial | Comprar | Contato

Outros livros

Manual Prático de Drenagem (Edição esgotada)
Introdução à Gestão Ambiental de Estradas
Métodos de Cálculo Numérico
Planejamento Urbano: Enfoque Operacional
Engenharia dos Explosivos: um enfoque dual

topo da página